By in setembro 21, 2016 • Filed in: Viagens, Video, Vlog

Oiii, tudo bem?

Hoje vim mostrar um pouquinho de Mostar, que fica na Bósnia e Herzegovina. É uma cidade super pequenina e simpática com cerca de 113.169 habitantes.

Esta cidade é famosa pela sua ponte sobre o rio, situada na parte velha da cidade, que foi reconstruída em 2004 após a sua destruição em 1993 devido a Guerra. A reconstrução e reabertura da ponte é tida para os habitantes de Mostar como um sinal de esperança para o futuro de uma cidade dividida entre croatas e muçulmanos, que têm tido uma relação conturbada ao longo dos tempos. A ponte velha e o centro histórico de Mostar foram classificados como Património Mundial da UNESCO em 2005.

bosnia

A ponte é linda e dá uma visão maravilhosa do rio e suas construções nas laterais.

Subir nessa ponte e andar pelo centro velho não é nada fácil, o chão é todo feito de pedras muito lisas. Eu escorreguei várias vezes e só não me esborrachei no chão, pois tomei muito cuidado.

O centro velho, apesar de ser o principal ponto turístico da cidade, não tem nada demais. É lindo, é fofo, é cheio de histórias, mas é super pequeno. Ficamos três dias na cidade e não recomendo isso para nenhum viajante. Mostar é uma cidade de apenas um dia.

bosnia

 

Bosnia

 

bosnia

 

bosnia

O dono do albergue que nos hospedamos. Nos serviu sopa e cerveja quando chegamos e preparou nosso café da manhã todos os dias. Além de ter lavado todas as nossas roupas por apenas 2 euros.
Nunca me esquecerei dessa recepção maravilhosa, foi como se ele nos recebesse em sua casa e fossemos convidados. =)

Hostel David, é super simples, mas toda a receptividade faz ser uma experiência maravilhosa que vale a pena.

bosnia

 

Na foto abaixo, está o café da manhã que o dono do albergue preparou pra gente no nosso primeiro dia. Eu sequer gosto de omelete, mas esse, estava maravilhoso, eu comeria agora mesmo.
Na segunda foto, está a quantidade de pó tirado de dentro do nosso café. Por lá, os cafés não são coados e são uma delícia.

 

bosnia

 

Pelas ruas do centro velho de Mostar, há vários bares, restaurantes e comércios vendendo diferentes tipos de souvenir.
Tudo é muito barato, comemos bem por cerca de 15 reais. E as bugigangas são super baratas, dá vontade de comprar tudo. Uma pena que eu estava de mochilão e não consegui comprar nada além dos imãs. =(

 

bosnia

 

bosnia

Praticamente em cada esquina há um cemitério. Na guerra da década de 90, morreram tantas pessoas que não havia lugar nem preparo para enterrar todos, então, enterraram os corpos em qualquer espaço, praças, terrenos vazios… Tem marcas de tiros nos portões e muros de toda cidade, principalmente do centro velho que se tornou histórico. É impressionante estar numa cidade com uma história tão recente, que eu mesma, caso tivesse nascido lá, provavelmente estaria morta ou teria parentes mortos. Infelizmente essa é a história. Felizmente, é passado.

bosnia

 

bosnia

Abaixo, no bar Oscar. Recomendo, comida boa, bebida boa, narguilés bons, preços bons e super confortável. Tem wifi grátis e funciona o dia inteiro. Dá para passar a tarde toda de boa, só descansando, em paz.

mostar

 

  bosniaassintsuy